top of page
Imagem de um corpo humano com destaque para a coluna vertebral, uma das especialidade do Dr. Iuri Neville que é médico neurocirurgião, graduado no Hospital das Clínicas da USP e Doutor em Ciências pela mesma instituição. Com experiência em Neurocirurgia geral pela Harvard Medical School, destaca-se como coordenador do grupo de Neurocirurgia Oncológica no ICESP - Hospital das Clínicas da USP. Atuando em diversos hospitais de São Paulo, concentra-se em áreas como crânio, coluna e awake surgery. Suas pesquisas, abrangendo neuro-oncologia, neuromodulação e neurotraumatologia, resultaram em mais de 20 artigos científicos internacionalmente reconhecidos. Membro ativo de sociedades como a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e a American Association of Neurological Surgeons, o Dr. Iuri Neville mantém um compromisso sólido com a responsabilidade e dedicação em sua prática profissional.
Traumatismo da coluna vertebral (raquimedular)
Feira semanal

Quando uma pessoa sofre um impacto (decorrente de uma queda ou durante a prática de esportes, por exemplo), ferimento penetrante (arma branca ou de fogo) ou acidente de trânsito, a coluna vertebral pode sofrer alterações traumáticas, como fraturas ou desalinhamentos (listese). O traumatismo raquimedular (TRM) se refere ao conjunto de lesões que afeta o esqueleto ou estruturas nervosas (medula espinhal e nervos) que compõem a coluna vertebral, e a gravidade está muito relacionada à quantidade de energia cinética que ocasionou o trauma. Nos casos leves, os pacientes costumam sentir apenas dor, que geralmente melhora após alguns dias ou semanas com o repouso e analgésicos simples. Infelizmente, nos casos graves em que há perda da integridade estrutural da coluna vertebral e as estruturas neurológicas são acometidas, as vítimas podem sofrer sequelas neurológicas severas e definitivas, como perda completa dos movimentos de amplas áreas do corpo ou até mesmo a capacidade de respirar.

O tratamento depende da magnitude da lesão traumática e inclui desde o repouso e uso de colar cervical ou coletes toraco-lombares até a necessidade de cirurgias para fixação e estabilização da coluna vertebral.

bottom of page