shutterstock_564645046B.jpg

Coluna

A coluna vertebral é composta principalmente por ossos (vértebras) e os discos, localizados entre cada uma das vértebras, o que permite os movimentos do tronco (rotação, flexão, extensão, lateralização). Assim, além ser fundamental para estabilização do tronco e sustentação do corpo, a coluna vertebral também protege a medula espinhal, uma estrutura nobre que contém neurônios que conectam o cérebro a praticamente todo o corpo.

 
Dor Lombar

A dor lombar, também conhecida como lombalgia, se refere ao quadro doloroso que ocorre na parte inferior da coluna vertebral

Dor Cervical

A cervicalgia, termo médico que descreve a presença de dor na região cervical, é uma condição muito comum e que pode acometer pessoas de qualquer idade.

Bico de Papagaio

O bico de papagaio, como é popularmente conhecido o osteófito, é uma alteração óssea que surge nas vértebras em decorrência do processo degenerativo.

Traumatismo da coluna

O traumatismo raquimedular (TRM) se refere ao conjunto de lesões que afeta o esqueleto ou estruturas nervosas (medula espinhal e nervos) que compõem a coluna vertebral.

Hérnia de Disco

A hérnia de disco, também chamada de hérnia discal, é um processo que ocorre na coluna vertebral e se caracteriza pelo deslocamento do disco intervertebral para além dos limites do espaço discal.